Política e Regulação no Setor Elétrico:
– Resposta da ANEEL ao MME: A ANEEL respondeu às críticas do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre a sua atuação, destacando problemas como falta de pessoal e cortes orçamentários, e defendendo suas ações.
– Política de Transição Energética: O Conselho Nacional de Política Energética aprovou uma resolução para a Política Nacional de Transição Energética, visando atrair investimentos significativos e gerar empregos no setor de energia limpa.
– Abertura do Mercado de Energia: A ANEEL enfatizou a necessidade de regulamentação segura para a abertura do mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão, destacando os desafios e a necessidade de rigor na supervisão.
Negócios, Empresas e Outros:
– Prejuízos com ‘Curtailment’: Estima-se um prejuízo significativo causado pelo corte de geração de energia solar e eólica, somando quase R$ 1 bilhão em perdas.
– Armazenamento de Energia: Expectativa de crescimento no mercado de baterias, condicionado pela futura regulamentação da ANEEL, com potencial para grandes avanços a partir de 2025.
– Projeção de Carga do ONS: Projeção de crescimento na carga do Sistema Interligado Nacional em setembro e outubro de 2024, conforme dados apresentados pelo ONS.
– Mercado de Gás: A entrada da PPSA no mercado de gás foi comentada pelo ministro Alexandre Silveira, que defendeu a competição no setor e destacou a importância da autorização para venda direta de gás pela empresa.
Fonte: Canal Energia