“A Solatio dará início em 19 de outubro às obras de um projeto significativo no Brasil, visando produzir hidrogênio verde por meio de geração solar. Com um investimento inicial de R$ 80 bilhões a primeira fase incluirá 3 GW em eletrolisadores e um parque solar de 4 GW, com operação prevista para janeiro de 2028. Pedro Vaquer, CEO da Solatio no Brasil, destaca que o projeto visa alcançar 11,4 GW em 10 anos, apesar das limitações atuais do grid no Piauí. O projeto não possui contratos de venda, mas conta com o apoio financeiro de um fundo soberano do Oriente Médio.

A Solatio planeja vender hidrogênio na forma de amônia para a Europa ou como matéria prima para produtos de maior valor agregado, alinhado aos planos do Governo do Piauí, de atrair uma cadeia industrial para região.”

Saiba mais

“Projeto, que ocupará uma vasta área próxima do delta do Parnaíba, prevê a produção de 400 mil toneladas de hidrogênio verde ou 2,2 milhões de toneladas de amônia. Vaquer está otimista sobre a necessidade global ao projeto, embora ainda existam desafios, como a capacitação de mão de obra necessária para sua execução.”

Fonte: Canal Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *