“Vinte anos após a implementação dos leilões de energia elétrica no Brasil, o relatório de abril do Energy Report, produzido pela PSR, analisa a trajetória e evolução desse mecanismo no setor energético.

Ainda que as mudanças nas demandas e tecnologias tenham alterado o papel desses leilões, eles continuam sendo fundamentais, atualmente focando mais na garantia da potência e flexibilidade do sistema. A lei que instituiu os leilões determinou que distribuidoras e consumidores livres contratassem 100% de sua demanda através dessa modalidade, inicialmente com grande sucesso, especialmente para a contratação de energia nova. Com o tempo, ajustes foram necessários devido as mudanças nos produtos e no perfil da oferta.

Globalmente, o modelo de leilões adotados pelo Brasil adotado pelo Brasil influenciou outros países e ganhou relevância com a ascensão das fontes solar e eólica. O relatório destaca a necessidade de adaptações contínuas e observações das lições apreendidas para manter a efetividade dos leilões, citando também os leilões de transmissão como exitosos na expansão desse segmento.”

Fonte: Canal Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *