– Centrais geradoras fotovoltaicas
“Diferente da geração solar distribuída, onde os sistemas fotovoltaicos são instalados em residências, edifícios comerciais, ou industriais, principalmente para consumo próprio, a geração centralizada é projetada para alimentar a rede elétrica com grandes quantidades de energia, semelhante a uma usina de energia tradicional.”
– ANEEL confirma bandeira tarifária verde para o mês de maio
“A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de maio.Com condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, a sinalização indica que não haverá custo adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores, cenário que se mantém há 25 meses, desde abril de 2022.
(…)
Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
(,,,)”
– ANEEL autoriza reajuste tarifário de quatro permissionárias de distribuição
“Os reajustes das tarifas de quatro permissionárias foram aprovados nesta terça-feira (23/4) pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Três cooperativas são do Rio de Janeiro: Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende Ltda (Ceres), Cooperativa de Eletrificação Rural Cachoeiras do Itaboraí Ltda (Cerci) e Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama Ltda (Ceral). A quarta está localizada no estado de São Paulo: Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí-Paranapanema-Avaré (Ceripa).”
Índices que serão aplicados nas tarifas das permissionárias (Efeito B1):
Ceres 10,73%
Ceripa -19,64%
Cerci 6,30%
Ceral 0,84%
– Usinas de energia solar terão capacidade de reduzir cerca de 2,7 mil toneladas de CO2 na região nordeste do Brasil por ano
“De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a região Nordeste do Brasil é uma das que mais se destaca no setor de energia solar, e possui o maior volume de potência instalada, 7,4 GW. Além disso, até o momento, é a que criou a maior quantidade de empregos no setor: 198 mil admissões realizadas desde o início da expansão da fonte de energia limpa no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).
(…)”
Fonte: Revista O Setor Elétrico – 29/04/2024